O uso de diamantes cultivados em laboratório no design de relógios foi uma escolha natural para a Tag Heuer, que há muito tempo defende o uso de tecnologias modernas e inovadoras na relojoaria. Agora, o lançamento do Tag Heuer Carrera Plasma deste ano na Watches and Wonders 2023 marca a primeira vez que a marca usou diamantes coloridos cultivados em laboratório, com tons de rosa e branco emprestando feminilidade a uma peça clássica.
Tag Heuer Carrera Plasma
‘O principal desafio foi definitivamente a cor’, Emmanuel Dupas, diretor do Tag Heuer Institute, nos conta sobre a criação do relógio. ‘O diamante, seja ele natural ou cultivado em laboratório, consiste em um arranjo regular de átomos de carbono. Um diamante perfeito, cor D e impecável, quase não tem defeito neste arranjo e é completamente incolor. Para obter um diamante colorido, é preciso introduzir alguma desordem neste arranjo perfeito, de forma controlada.
‘Esta desordem pode ser devida à adição de átomos de diferentes elementos, como silício ou germânio, ou à presença de defeitos: por exemplo, falta de átomos de carbono. O processo CVD [Chemical Vapor Deposition, método utilizado para criar diamantes cultivados em laboratório] implementado oferece a oportunidade de introduzir estes defeitos durante o processo de crescimento, num ambiente bem controlado, sem necessidade de qualquer pós-processamento. Dessa forma, o diamante fica totalmente colorido e homogêneo. É necessário um know-how muito específico – como o do nosso parceiro Proud – para controlar este processo e ser capaz de reproduzir a mesma cor, lote após lote.’
Os códigos de design distintos do Tag Heuer Carrera formam um contraste limpo para o mostrador salpicado de diamantes e tons rosa discretos. ‘Que melhor modelo escolher para ultrapassar os limites da tecnologia, dos códigos de design e da história da relojoaria de luxo tradicional do que um dos mais icônicos de todos os relógios Tag Heuer: o Tag Heuer Carrera?’ acrescenta Dupas.
‘O Tag Heuer Carrera Plasma chega em um momento-chave da nossa história. Ele carrega uma inovação na qual trabalhamos há muito tempo, que chamamos de Diamante Avant-Garde, e marca o início de um novo capítulo na nossa história. Acho que este é um momento decisivo para a marca e para a indústria de relógios de luxo em um sentido mais amplo.
‘Este relógio único é a personificação de toda a criatividade e inovação que esta tecnologia revolucionária permite: com o domínio do jogo de luz, design e material que oferece, a imaginação torna-se ilimitada e as possibilidades de criação infinitas.’