Ramona Albert se inspira em seu background em arquitetura em suas silhuetas de joias com design livre
Ao longo da história, sempre houve uma conexão entre arquitetos que projetaram joias e joalheiros inspirados por elementos arquitetônicos”, observa a arquiteta e designer de joias Ramona Albert.
“Decidi seguir arquitetura porque achei que isso me proporcionaria uma compreensão mais ampla de todos os campos do design dentro da história e da cultura. O design de joias usa muitas das mesmas ferramentas (digitais), e especialmente dentro das técnicas de fabricação, é bastante próximo ao processo de criação de partes de edifícios. No meu trabalho, que é fortemente inspirado pela natureza, a qualidade dos materiais e a luz são muito importantes e, portanto, a forma como os dois interagem é fundamental na criação do produto.”
Designs de joias fluidas de Ramona Albert Mulher usando joias de ouro em forma de serpente de Ramona Albert
(Crédito da imagem: Ramona Albert)
Albert se baseia em sua formação para sua marca de joias homônima, que celebra formas vivas, fundindo silhuetas fluidas e flexíveis em ouro. Em suas mãos, tendões dourados entrelaçam-se ao redor do pulso e dos dedos, suas formas interligadas cortando silhuetas intricadas.
“Eu vejo o design como uma experiência de aprendizado e como uma forma de entender o mundo. Nada na natureza é perfeito, e tudo é fluido”, ela acrescenta. “Os pedaços têm uma qualidade instintiva, o que os torna únicos. E meu objetivo é criar peças bonitas que conectem você a ideias, sonhos ou memórias. Para mim, isso é definido pela conexão instintiva com a natureza e a natureza humana em geral.”